Batalha de Coleto

Batalha de Coleto
Parte da Revolução do Texas

James Fannin, comandante das forças taxianas durante a Batalha de Coleto.
Data 19 e 20 de março de 1836
Local Condado de Goliad, Texas
Desfecho Vitória mexicana
Beligerantes
 México Texas República do Texas
Comandantes
José de Urrea James Fannin
(Prisioneiro de guerra)
Forças
80 cavalarias
260 soldados de infantaria
700 - 1.000 homens
300 homens
9 canhões
Baixas
100 - 200 mortos, feridos ou desaparecidos Pelo menos 10 mortos
60 feridos[1]

A Batalha de Coleto, também conhecida como Batalha de Coleto Creek, Batalha da Pradaria ou Batalha del encinal del Perdido, foi travada em 19 e 20 de março de 1836, durante a campanha de Goliad entre o Exército Mexicano e insurgentes texianos, como parte da Revolução do Texas. Em fevereiro, o general José de Urrea levou um ramo do exército mexicano até a costa do Golfo do México em direção Goliad no Texas, onde um grande contingente de soldados do exército texiano foram guarnecidos sob o coronel James Fannin. Simultaneamente, o presidente mexicano Antonio López de Santa Anna liderou uma força maior no interior do Texas, onde em 6 de março as tropas venceram a Batalha do Álamo. Depois de saber da derrota do Alamo, general texiano Sam Houston ordenou Fannin a recuar a partir de Goliad e se juntar ao resto do exército em Victoria.

Em 19 de março, Fannin levou seus homens em um refúgio de lazer em Goliad. Tropas mexicanas cercaram os texianos no final do dia, antes de Fannin poderia chegar ao abrigo de um bosque de madeira em Coleto, cerca de 370 metros de distância. Os texianos formaram um quadrado no meio da pradaria e tentaram defender a sua posição. Embora as tropas mexicanas lançaram três ataques separados contra o quadrado, eles não podiam penetrar na posição texiana. Quando a noite caiu, atiradores de elite mexicanos foram capazes de ferir e matar mais texianos. Com pouca água para dar aos feridos ou esfriar sua artilharia, os texianos se sentiam incapazes de suportar novos combates. Na manhã de 20 de março, os texianos se renderam.

Urrea tentou assegurar condições honrosas para os prisioneiros texianos. No entanto, Antonio López tinha recebido autorização do congresso mexicano para tratar todas as tropas texianas capturadas como piratas ao invés de prisioneiros de guerra. Contra alegações de Urrea, todos os texanos foram condenados à morte. Alguns texianos escaparam do massacre de Goliad em 27 de março, mas a maioria foram mortos.

  1. Roell, Craig, Battle of Coleto 

Developed by StudentB